Total de visualizações de página

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Era uma vez uma pichação...

Pintura Artística do Muro da EMEI GUIA LOPES

Em resposta ao vandalismo racista de que nossa escola foi vítima no dia 16/10/2011, convocamos as crianças, pais, professores, ex-alunos,  outras unidades, artistas, grafiteiros, representantes de movimentos sociais e representantes da DRE FÓ/Brasilândia e SME para recontar esta história com as cores da infância.
Dia 04/11/2011 realizamos um encontro que superou todas as expectativas e transformou nosso muro em dos produtos finais mais significativos de nosso projeto.

O local da pichação foi preservado com uma moldura e transformou-se em suporte para um abaixo-assinado em repúdio à intolerância.
Desconhecemos os reposnsáveis pela autoria, mas este fato já nos parece distante e superado.
O que mais nos impressou, foi a participação de nossas crianças e a consciência do porque  estavam fazendo a pintura. O resto.....apenas detalhes.
Agradecemos a importante participação do Sr. Secretário de Educação Alexandre Schneider que esteve desde os primeiros momentos em contato conosco, da Sra. Diretora Regional de Educação Freguesia/Brasilândia Maria Antonieta Carneiro que possibilitou a organização do evento, da Sra, Supervisora Marcia Franco que atendeu a todas as nossas necessidades, a presença de toda a equipe de DOT da DRE/FO,  a significativa participação da EMEI Manoel Bandeira e EMEI Júlio de Mesquita Filho, do Movimento Negro Unificado, do movimento Anarcopunk, da artista plástica Ana Mora, do Michel pinturas artísticas, aos vizinhos que nos cederam suas casas para o som e que providenciaram a retirada de carcaças da rua. Enfim, a todos que se fizeram presentes, inclusive autorizando a colocação de seus nomes através das redes sociais. Obrigada!


Nenhum comentário: