Total de visualizações de página

sexta-feira, 5 de julho de 2013

BEM-VINDOS AO MUNDO DE AZIZI ABAYOMI E SOFIA

Nossas festas no mês de junho têm um propósito muito claro à equipe da EMEI Guia Lopes. Ela traduz, em cada música, em cada brincadeira, em cada cantinho da escola o resultado parcial do trabalho pedagógico que desenvolvemos. Não é de se estranhar que, a cada ano, seja uma comemoração cheia de surpresas. É possível, através deste evento, mensurar o envolvimento das crianças e da comunidade com nossas figuras de afeto (Azizi, um príncipe africano e Sofia) e, consequentemente, com as temáticas compartilhadas durante o primeiro semestre.
Este ano, empreendemos esforços para tratar de temas que estão previstos no Projeto Político Pedagógico, dando-lhes a amplitude necessária para envolver não somente os profissionais e alunos da escola. Assim como um projeto deve ser, e como sempre o construímos, as famílias e a sociedade devem ser mobilizadas para a discussão e reflexão sobre questões importantes como o combate ao racismo, preconceito e discriminação, a dificuldade de lidarmos com as primeiras perguntas infantis sobre como nascemos e porque nascemos diferentes uns dos outros. Aprofundamo-nos na discussão sobre a sexualidade infantil, provocada pelas inquietações e curiosidades infantis. Demos um passo à frente quando propusemos uma roda de conversa sobre a nossa própria sexualidade com as famílias de nossos alunos.
O resultado não poderia ser outro, senão o sucesso e a participação fantástica de todos os envolvidos na construção desses novos conhecimentos e a desconstrução de tabus e preconceitos que rodeiam nossa própria história de vida.  
Acreditamos que nossas crianças, entre outras tantas experiências e interações,  jamais conviverão com a gravidez de suas mamães como faziam antes de compreendê-la.
Caso resista em você alguma dúvida sobre qual o momento certo para aprender, teremos atingido mais um de nossos objetivos. Trazer à tona, provocar, insistir em abrir o diálogo franco sobre a educação infantil e o que ela merece, ou melhor, tem direito.

Seja benvindo ao mundo de Azizi Abayomi, Sofia, Dayo e Henrique!!!!!
Equipe da EMEI Guia Lopes

Nenhum comentário: