Total de visualizações de página

sexta-feira, 5 de julho de 2013

RELAÇÃO ÉTNICORRACIAL - O SEXO DOS BEBÊS E NOVAS DESCOBERTAS

Após a definição do sexo e dos nomes dos bebês, propusemos uma nova investigação científica. Construímos a árvore genealógica de Azizi Abayomi e Sofia para dar asas à imaginação infantil e, ao mesmo tempo, manter uma escuta atenta às suas falas durante o processo de criação.
A cada ação sobre a vida dos espantalhos, corresponde uma ação que envolve a família e a própria história de nossas crianças. Descobrimos que Azizi e Sofia pareciam com seus pais e não deixamos esta oportunidade passar. Solicitamos às famílias que enviassem fotos para montarmos a árvore genealógica de cada criança. Durante este processo foi possível constatarmos a imensa dificuldade de algumas crianças negras em aceitar sua cor, seu cabelo e a cor de seus próprios pais. Esta reação já era esperada, tendo em vista trabalharmos com as relações étnico-raciais na educação infantil há três anos. Mesclando a fantasia de descobrirmos quais seriam as características físicas dos gêmeos, fomos trabalhando nossas próprias características e iniciamos a divulgação de personalidades negras de grande expoente em nossa cultura. Provocamos situações em que colocamos a nobreza de Azizi e sua cultura em evidência. Conversamos como nos sentimos do jeito que somos e a cada resposta negativa sobre sua cor, seu cabelo, mais investimos em ações afirmativas.

Desenhamos, 
pintamos, recortamos, fizemos esculturas.....

E mais uma provocação....
Será que Azizi e Sofia podem escolher as características de seus filhos?
Descobrimos a MELANINA!!!!!

Esta descoberta fez uma grande diferença para nossas crianças, acreditem!
O fato de termos mais ou menos melanina transformou-se em uma descoberta que possibilitou conversarmos sobre a cor de pele dos bebês e das nossas diferenças com uma tranquilidade que não havíamos experimentado antes.
Veja um dos nossos registros:
" Na saída de nossas crianças, dois pais param diante dos murais que ilustram nossos projetos e um diz ao ao outro:
- Você não acredita o que meu filho falou pra mim. Ao chegar da escola disse que sabia porque eu era branco e ele negro. Era porque ele tinha mais melanina que eu, não é incrível?!
O outro, meio incrédulo, ficou em silêncio..."

Mas e os bebês, como serão????
Descobrimos que esta questão.... só mesmo no dia do nascimento e tratamos de começar os preparativos para recebê-los!!!!
A continuação desta história fica para amanhã.....





Nenhum comentário: