Total de visualizações de página

sábado, 3 de maio de 2014

Projeto Diversidade Biológica e Cultural - "O Mundo de Azizi Abayomi e Sofia"

Que tal conhecer os melhores momentos do nosso projeto em 2014?
Tudo começou na festa de final de ano, em 2013. Enquanto estávamos reunidos dançando e cantando, uma buzina ensurdecedora interrompeu nossa alegria. O príncipe Azizi Abayomi e sua família foram obrigados a antecipar sua viagem à África do Sul. Foi uma correria só e ninguém entendeu porque eles não puderam esperar o final da festa.


Depois de alguns dias, chegaram à casa de Vovó Mandisa e Vovô Sunny Zuca. Foi uma festa!


No início de 2014, enviamos uma pesquisa para as famílias sobre Nelson Mandela e as crianças trataram de criar uma história. Para elas, Azizi e família foram "correndo" para a África do Sul porque o Vovô Mandela tinha morrido. É claro que embarcamos na ideia e assim começa o nosso projeto....

Assistimos o filme e aprendemos a dançar como o Vovô Nelson Mandela
Encontramos até um vídeo que nos ensinou alguns passos.

Mas quem foi Nelson Mandela? As crianças nos trouxeram muitas informações de casa e com elas elaboramos uma apresentação contando um pouco de sua vida. Para elas, no início, apartheid era um monstro com o qual Madiba lutou, o que não podemos negar ter uma certa lógica.
Contando com a imprevisibilidade de todo projeto, alguns dados da vida do nosso herói ficaram muito fortes para nossas crianças e, neste momento estamos construindo uma sequência de ações afirmativas em relação ao vovô de Azizi Abayomi. 
Durante este processo, recebemos inúmeras cartas e cada uma delas criou um clima de expectativa em todos da escola. Além de crianças novas, a grande parte de funcionários não conhecia nossas figuras de afeto.

 O Príncipe Africano Azizi esperava uma festa no dia de sua chegada e começamos os preparativos. Fizemos desenhos, presentes e a escola ficou linda!


Finalmente, eles chegaram!!!!
Cada grupo de crianças escolheu uma música para recepcionar a família de Azizi e as crianças africanas que resolveram conhecer nossa escola.

As professoras foram desafiadas a  criar uma identidade para cada criança africana.
Depois de tudo pronto, cada grupo terá que optar por cuidar de um destes novos amigos.
As possibilidades e a argumentação infantil para fazer esta escolha conduzirão nosso projeto em 2014.
Enquanto isto, e em ano de COPA, as malas foram extraviadas no aeroporto e estamos tentando descobrir o que poderia ter dentro delas....

Em breve, mais novidades!!!Até!

Nenhum comentário: