EMEI GUIA LOPES
ANO 2012
Período Intermediário
I – DENOMINAÇÃO: “A
DIVERSIDADE NA NATUREZA” (ÁREA: CIÊNCIAS NATURAIS)
II – JUSTIFICATIVA:
A EMEI GUIA LOPES tem como eixo de seu projeto pedagógico o trabalho com a
diversidade.
Os projetos permanentes da escola, como HORTA e CANTO DOS PÁSSAROS,
suscitaram observações curiosas por parte das crianças que mereceram nossa
atenção e organização desse projeto.
A variedade de plantas, árvores, folhagens e bichinhos de jardim,
juntamente com nossas incursões para cuidar da horta e do canto dos pássaros,
garantiram interesses efetivos por parte das crianças na exploração do ambiente
natural.
O desafio agora será lançar um novo olhar, criterioso e científico para
a diversidade na natureza, possibilitando inúmeras descobertas.
III – PERÍODO DE REALIZAÇÃO: Durante o ano letivo de 2012,
com periodicidade semanal.
IV – OBJETIVO GERAL: Propiciar a investigação da natureza,
ampliando o tema da diversidade, dando margem à discussões, problematizações e
interpretações dos resultados obtidos, bem como
desenvolver o respeito e cuidados à natureza e às relações humanas (como
consequência da analogia dos parâmetros de respeito e cuidados nas relações).
V – OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- incentivar a observação detalhada da natureza;
- oportunizar a percepção da convivência em grupo e suas implicações,
- compreender a organização da natureza e suas transformações;
- incentivar as crianças a perceberem a importância dos cuidados e da
preservação ambiental;
- conhecer e identificar a diversidade presente na natureza e suas
implicações (cadeia alimentar, predadores, etc...);
- estimular e dar continuidade à ousadia das ideias infantis ampliando
seus conhecimentos;
- levantar hipóteses e confirma-las ou não;
- utilizar os espaços da natureza contidos na escola para viabilizar a
observação, análise, criação de hipóteses, experimentos, sensações e
descobertas;
- enriquecer com textos, livros, imagens e pesquisas a curiosidade
infantil acerca dos temas.
VI – RESULTADOS ESPERADOS: Apropriar as crianças de atitudes
de respeito e cuidados à diversidade na natureza e nas relações sociais,
propiciando ambiente que as deixe à vontade para colocar seus pensamentos e
opiniões de forma clara, com incentivo à adequação e pertinência aos temas
tratados.
VII – DETALHAMENTO DE FASES E ETAPAS:
1-) SENSIBILIZAÇÃO: No início do ano, as crianças são envolvidas
em conhecer e cuidar dos espaços escolares para além da sala de convivência,
principalmente a horta e o canto dos pássaros, exercendo o protagonismo
infantil nos cuidados e preservação desses locais.
2-) AMPLIAÇÃO DE REPERTÓRIO: Após as observações e
problematizações trazidas pelas crianças a partir de seus conhecimentos prévios
e das incursões à horta e ao canto dos pássaros, investimos na ampliação desses
repertórios por meio de leituras de livros, textos e imagens para que as
atividades atinjam seus objetivos, a saber:
- modo de organização e vida de alguns animais;
- diferenciação de seres vivos e não vivos;
- ampliação de vocabulário;
- atividades e materiais para alimentar os recursos de conhecimento
das crianças a respeito dos temas que forem sendo trazidos em rodas de
conversa;
- a relação do homem com a natureza e do homem na sociedade (paralelo
com os cuidados também nas relações humanas);
- função dos seres vivos na natureza e sua contribuição;
- realização de experimentos simples para comprovação ou não de
hipóteses;
- observação do ambiente natural com propósito a fazer questionamentos
e estudá-los.
3-) ENVOLVIMENTO DA FAMÍLIA:
- envio de materiais de pesquisa (livros, textos, imagens) solicitados
através da agenda;
- participação em momentos onde seja solicitada a presença dos
familiares para enriquecimento do tema.
4-) PRODUTO/ RESULTADO FINAL:
- criação de textos coletivos;
- produções artísticas variadas;
- registro do portfólio individual;
- manutenção do portfólio virtual do grupo (orkut).
5-) CRONOGRAMA DE ATIVIDADES: Tendo em vista a flexibilidade do projeto
e a amplitude do tema tratado, cada grupo irá delinear por meio de seus
interesses, o aprofundamento nos temas a serem abordados, a fim de darem
contorno às sequências didáticas (vertentes de trabalho).
Para garantir os resultados esperados, pensamos em algumas etapas:
1º passo: discussão sobre a importância do trabalho em equipe para o
sucesso da atividade;
2º passo: construção da teia de conhecimento que norteará o percurso
dos estudos;
3º passo: exposição dos trabalhos construídos.
VIII – AVALIAÇÃO:
O trabalho com projetos prevê a elaboração de alguns instrumentos que
subsidiam a avaliação contínua do trabalho do professor e da evolução de nossas
crianças.
- Avaliação das atividades propostas por meio do planejamento semanal;
- Acompanhamento, análise e intervenções na construção do portfólio
individual do aluno;
- análise e acompanhamento do portfólio virtual do grupo/classe na web;
- produções coletivas expostas nos espaços da escola;
- elaboração e intervenções nos relatórios individuais dos alunos.
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